A HISTÓRIA DA EMPRESA

A Cofran, surgiu no início dos anos 70, através de uma ideia de dois amigos, Wanderley Codogno, vendedor de autopeças, e Walter Franchini, ferramenteiro em uma montadora, cujos sobrenomes, deram origem ao nome da Empresa CO (Codogno) e FRAN (Franchini)-COFRAN.

No início, os dois amigos começaram a empresa, trabalhando à noite na casa do Franchini, na Vila Califórnia em São Paulo, após o dia todo de trabalho em suas respectivas empresas.

O primeiro produto a ser fabricado foram os triângulos de segurança e logo depois, começaram a fabricar espelhos retrovisores e lanternas, em um pequeno espaço na Rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira, na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

A empresa foi crescendo e em 1.971, mudaram-se na mesma cidade, para a Avenida Major Carlos Del Prete, 485, em um pequeno espaço de 300 m², nesta ocasião entraram para a sociedade, mais dois sócios, irmãos de Wanderley e a empresa continuou crescendo com uma estrutura familiar, e, ainda no município de São Caetano do Sul, a empresa construiu, em duas etapas, uma planta de 5.000 m².

A empresa não parava de crescer e em 1997, quando já tinha uma planta de 7.000 m² em São Caetano do Sul, construiu uma outra unidade fabril de 7.800 m² em São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo.

No final de 1999, infelizmente, de forma repentina, faleceu o sócio fundador, Wanderley Codogno (Wandão) e em 2001, com a chegada dos filhos do Wanderlei, com a força e disposição dos jovens, a empresa teve um choque de gestão e houveram uma série de mudanças; foi criada uma nova logomarca mais moderna que solidificou a sua identidade visual, deu-se mais foco no negócio, implantou-se uma área de qualidade, foi certificada ISO 9001 e com a nova filosofia de trabalho, focada em recursos humanos e tecnológicos, não parou mais de crescer.

O tempo se passou e já em 2.010 quando a empresa tinha apenas dois sócios, expandiu suas atividades e inaugurou a sua terceira unidade fabril, em São João Clímaco, na capital de São Paulo.

Em 2012, com as linhas de lanternas e espelhos retrovisores solidificadas do mercado, iniciou-se um novo projeto para separar as linhas de produtos em unidades de negócios específicos, de um lado lanternas, e de outro, espelhos retrovisores.

Após dois anos de bastante trabalho para a adaptação das fábricas, em meados de 2014, de forma consensual optou-se na separação da sociedade, foi efetuado a cisão da empresa e coube aos filhos do Wanderley, a linha de lanternas e a outra família, a linha de retrovisores.

Devido a força da marca, ambas as partes continuaram detentoras da marca Cofran, porém, cada um teve que agregar a marca, no nome da sua linha de produtos; de um lado Cofran Lanternas e do outro Cofran Retrovisores, ambas empresas com sócios e gestão totalmente distintas e independentes.

Atualmente, com mais de meio século de existência, a Cofran Lanternas tornou-se referência em lanternas automotivas para o mercado de reposição.

Através dos principais distribuidores, hipermercados, grandes varejos de autopeças, tradings do Brasil e do Exterior e Exportações diretas, tem os seus produtos espalhados nos mais remotos cantos do planeta.

Com trabalho e dedicação, a cada dia a empresa renova suas forças para continuar a oferecer produtos com o melhor custo benefício para o mercado de reposição, primando sempre pela qualidade e o atendimento aos seus clientes e consumidores.